LOGO SINDISERVICE-1.jpg
Sindico.jpg

SINDICO PROFISSIONAL

 

Para aqueles condomínios onde nenhum dos condôminos queira assumir o cargo de síndico, ou aqueles condomínios que estão sendo entregues pela incorporadora, a SINDISERVICE oferece o serviço de um síndico capacitado para gestão de seu condomínio.

 

Com a entrada do Código Civil de 2002, viabilizou a oportunidade de pessoas capacitadas em atua como gestor de empreendimentos condominiais, vejamos;

 

"Art. 1.347. A assembléia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se."

 

Os benefícios de se contratar uma pessoa ou empresa para gerir as atividades do condomínio são as mais benéficas, as quais podemos citar;

1. Estudos mostram que estes profissionais atuam de forma independente, o com isso tende aumenta sua imparcialidade diante dos problemas internos nos condoníminios;

2. Além disso, possui mais liberdade para atuar como mediador e arbitro nos conflito pois não tem interesses pessoais tendenciosos;

3. Existira maior rigor na aplicação das regras da Convensão e Regimento Interno, pois, como atua de forma idependente e não reside no condomínio, não corre riscos de sofrer danos materiais e familiáres diante de condômino que desrespeitam as regras;

4. Como aufere renda pelo serviço que presta, além de manter sua independência, sua tendência é a de ser mais transparente no momento da prestação de contas na assembleia, evitando discórdias e desentendimentos;

5. Possui toda expertise para gerenciar o condomínio, desde a contratação das pessoas que la trabalham como as que terceiriza, sabendo quais hipoteses são necessárias para o condomínio. Expertise para confecção das convenções e regimento interno, previsão orçamentária, manutenção.

 

Mas quais são as principais atividades que um síndico profissional realiza?

 

As atribuições dos síndico estão definidas no artigo 1.348 do Código Civil ertigo 22 §1º da lei 4591/64. Mas também podemos enumerar outras para que se tenha uma boa gestão no condomínio;

 

1. Irá realizar plantões no edifício em honrários acordados durante a semana, com análise dos problemas repassados ou não pelos condôminos;

2. Irá disponibilizar um telefone móvel e aplicativo Whatsapp para os condôminos;

3. Gerenciar as atividades de funcionários;

4. Cobranças judiciais e extrajudiciais de dívidas;

5. Assessoria e consultoria Assembleia e Reuniões;

6. Supervisionar e efetivar as contratações com os prestadores de serviços;

7. Fará a cotação de preços e orçamentos;

8. Irá oferecer todas as responsabilidades / atribuições e direitos inerentes ao cargo de síndico descritas no Código Civil e na legislaçãoespecífica;

9. Confecção de cartas, memorandos, circulares, atas, comunicados;

10. Confecção de Regimento Interno, Convenções e outros documentos legais de condomínio;

11. Constituição formal de condomínio, registro, CNPJ, inscrição Estadual, Etadual e Municipal.

12. Confecção de Balancetes e suporte administrativo com ajuda de uma administradora parceira;

13. Assessoria e Consultoria Jurídica;

14. Técnicas de mediação de conflito;

15. Contratação de seguroda edificação.

 

 

  • Síndico profissional é a mesma coisa que administradora de condomínios?

Resposta: Não. Quanto a administradora tem o papel de assessoria administrativa, se limitando apenas no operacional diário, o síndico profissional, que pode ser uma pessoa física ou jurídica, tem o papel legal de acompanhar de perto a evolução do condomínio, seja supervisionando as tarefas diárias ou influenciando os condôminos na boa condução da gestão. A exemplo podemos citar que a contratação de serviços que serão prestados ao condomínio serão assinados pelo síndico e o pagamento e confecção do contrato normalmente é papel da administradora.

Como existem atribuições diferentes, pode existir condomínios que a assessoria de uma administradora torna-se indispensável para se mater a imparcialidade e condução dos trabalhos.

 

  • O que é um síndico profissional?

Resposta. O síndico profissional é o responsável pela gestão de um ou mais edifícios (condomínio) quando contratado por pessoa física ou empresa que não seja condômino. É eleito pela Assembleia Geral dos Condôminos, sendo o responsável direto do condomínio, pronto para manter a ordem, a disciplina, a segurança, a legalidade e a limpeza do(s) edifício(s).

 

  • Como sei que um Síndico Profissional está habilitado para exercer o cargo?

Resposta. A princípio um síndico profissional precisa ter tanto conhecimento prático como teórico de todas as atividades que cercam um condomínio. É bem verdade que a profissão de síndico profissional ainda não encontra-se legalizada, porém nada impede que outros profissionais da área possam atuar. Orientamos que o condomínio tenha preferência para as seguintes áras, justamente por estar atrelada a atividade condominial:  Administração, Direito, Engenharia, Psicólogos. Antes da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços ao condomínio deve-se ter atenção de que o profissional não tenha nenhum impedimento judicial, fiscal ou dívidas pessoais de qualquer natureza, por isso que apresentamos anexo ao contrato todas as certidões pertinentes para contratação (Certidões judiciais, fiscais, trabalhistas, SERASA e SPC, regularidade de FGTS) além do seguro, contrato responsabilidade civil, criminal, trabalhista, ambiental e trabalhista). E importante também que o profissional tenha conhecimento de legislação e saiba confeccionar documentos pertencentes a atividade do condomínio. A última qualidade que orientamos é a contratar um síndico profissional que goste do que faz. Tenha paciência nas tratativas dos problemas rotineiros e que goste de falar em público.

 

  • Sou incorporador, como faço para entregar meu empreendimento para uma gestão segura?

Resposta: Temos observado que muitos incorporadores preferem indicar apenas uma administradora para tratar dos assuntos de gestão predial. Ou então, preferem indicar um condômino que muitas das vezes não tem conhecimento em administrar coisa de terceiros. No entanto, não é a forma mais aconselhável. Isso porque a administradora de condomínios possui apenas atribuições de administrativo e muitas não oferecem um suporte de consultoria como um síndico profissional oferece. Não estamos desmerecendo as funções da administradora, ao contrário, ela deverá ser contratada após a contratação do síndico profissional para que possa lhe assessoras nas atividades rotineiras do condomínio. Portanto, incorporador, comece sempre com a contratação do síndico profissional, o qual mediante o PGP (Plano de Gestão Predial) poderá indicar e supervisar qual a melhor atividade de administração para seu condomínio.

 

  • Meu condomínio já possui um síndico, posso contratar um síndico? Quais são os passos para contratação?

Resposta:. Não se preocupe. Se seu síndico encontra-se insatisfeito com o cargo ocupado, nos temos a solução para seu problema:

O primeiro passo é agendar uma reunião de apresentação conosco. Essa reunião não terá custo e tem como objetivo conhecer o condomínio e entender sua gestão. Neste momento tenha em mãos a Convensão e Regimento Interno para que possamos lhe orientar. Definido a situação, o próximo passo será a renuncia do atual síndico e a designação de uma Assembleia, contendo ao menos 2/3 dos condôminos. Será então registrada uma ata de posse do síndico profissional, o qual passará a exercer suas atividades. Após, será feito ainda um Contrato de Prestação de Serviços que conterá todas as cláusulas das atividades práticas do síndico e o PGP (Plano de Gestão Predial).

 

Auditoria.jpg

AUDITORIA E CONSULTORIA

 

A empresa ainda conta com serviços de auditoria permanente ou esporádica nas contas condominiais e consultoria aos síndicos.

 

Nos termos do artigo 1.348 do CC, torna-se uma das competências do síndico a prestação de contas à assembleia, anualmente e quando exigidas.

 

Acreditamos que os serviços de consultoria e auditoria nos condomínios sejam atividades imprescindível na administração, pois evita muitas discussões e problemas, haja visto que agrega valores de transparência e confiabilidade na gestão praticada pelo síndico.

 

Um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinado condomínio, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos e a legislação pertinente passa a ser uma questão preponderante para solução de conflitos internos.

 

O serviço prevê a administração da necessidade de capital de giro, além da análise de resultados das receitas do condomínio. A elaboração, implementação e manutenção de indicadores são fornecidas ao síndico através de relatórios gerenciais customizados de acordo como tamanho do condomínio.

 

Além disso, conta com análise de projeção de obras e demais atividades, para que seja atribuído o valor correto de taxa extra ou fundo de reserva a ser analisado e apresentado em assembleia, além de monitorar periodicamente as gastos desnecessários e dispensáveis.

 

Quando sei que meu condomínio necessita de uma auditoria?

 

Resposta: Vale lembrar que uma consultoria e auditoria permanente no condomínio tem a finalidade de prevenção do dano e o desperdício das taxas de arrecadação, pois está amparada com profissionais habilitados. Por isso aconselhamos que tal serviço seja contratado de forma preventiva, mesmo na inexistência de danos. Porém, se o condomínio não tem como arcar com os custos permanentes de auditoria e consultoria, passará a tomar a auditoria e consultoria da forma repressiva, a fim de estancar os desperdícios. Quando o condomínio realiza várias instituições de cota extra e ainda continua em mau estado de conservação, quando percebe-se que o síndico deixa de lado o auxílio do conselho consultivo ou fiscal para formulação periódica dos balancetes, quando não existe mais diálogos entre o síndico e os condôminos, quando o Síndico ou a Administradora não conseguem realizar a prestação de contas, ou quando a arrecadação está tomando outro rumo da que deveria, provavelmente seja a hora de refletir a respeito e procurar ajuda.

 

Sou condômino e suspeito de má gestão do sindico e da administração realizada em meu condomínio. Não aguento ver tanta coisa errada. Como contratar uma auditoria ou consultoria?

 

Resposta: A contratação de empresa ou pessoa de auditoria para analisar as contas do condomínio deve acontecer em assembleia. O morador apenas poderá contratar este serviço na forma privada, apenas para esclarecer dúvidas pessoais, e serve também para tomar como apontamento em assembleia. Já o sindico poderá realizar tal contratação independentemente da existência de assembleia, pois trata-se de um serviço de auxílio a sua gestão/administração, desde que não majore a taxa condominial e tenha previsão orçamentária. Orientamos ao condômino incluir este assunto em votação na próxima assembleia. Havendo maioria na votação de contratação, permitirá a validade e aceitação da auditoria repressiva ou preventiva na administração do condominio. Caso o sindico recuse a incluir o assunto em pauta, é bom lembrar que o artigo 1.355 do Código Civil autoriza 1/4 dos condôminos se organizarem para que seja viabilizada a instauração de assembleia e, posteriormente, deliberar pela contratação.

 

cONSERVADORA.jpg

LIMPEZA E MANUTENÇÃO

 

Nos possuímos empresa parceira de confiança para efetuar a limpeza para manter, conservar o ambiente com dedicação e zelo em todos os tipos de estabelecimentos;

Com a contratação do Síndico Profissional, possibilitará acompanhar o mercado para indicar a melhor empresa custo / benefício para o condomínio contratado, além de supervisionar de perto o cronograma e a execução de limpeza.

 

1. Faxina interna e externa do condomínio;

2. Jardinagem;

3. Serviços de Portaria 24 horas;

4. Pequenos e rápidos reparos;

5. Detetização;

6. Limpeza de caixa de agua;

7. Zeladoria

edificações.jpg

GERENCIAMENTO DE OBRAS E REPAROS

 

Após a escolha do síndico profissional também é possivel supervionar engenheiros e técnicos já qualificados para abrigar uma obra de sucesso. Para isso a SINDISERVICE sempre esteve na frente com profissionais especializados com estrategias intensivas de atuação junto com o cliente. O gerenciando  e cronogramas de riscos de cada projeto é importante para reduzir custos desnecessários para o condomínio.

 

1.. Serviços de pedreiro;

2. Pintura predial;

3.Serralheria;

4. Marcenaria;

5. Blindex e vidro em geral;

6. Reparos e acabamentos;

7.Hidráulica

8. Elétrica em geral

9. Análise de projetos.

manutenção predial4.jpg

PREVENÇÃO E SEGURANÇA

 

Oferecemos ainda consultoria e assessoria a procedimentos que visa resguardar o patrimômio e a integridade física das pessoas, com maior redução de riscos possiveis a organização;

 

1. Elaboração de POSIC (Política de Segurança da Informação e Comunicação);

2. Instalação de câmeras e sistema de monitoramento 24 horas;

3. Instalação de ofendículos (Concertinas e cercas elétricas)

4. Vigias 24 horas;

5. Palestras de conscientização de segurança aos condôminos.

6. Fiscalização de equipamentos de segurança (extintores, mangueiras e demais equipamentos).